TEXTO: LEIA E RESPONDA
Com a chegada dos colonizadores e os jesuítas no Brasil, em 1549, teve início a história da educação física brasileira. As práticas esportivas ou atividades praticadas pelos índios e primeiros colonizadores foram o arco e a flecha, a natação, a canoagem, as corridas, as marchas e a equitação, todas caracterizadas pelo seu utilitarismo. As danças, cada uma com significado diferente homenageando o sol, a lua e os Deuses da guerra e da paz. Entre os jogos, os principais eram as lutas, a peteca e a corrida de troncos. A natação, devido ao imenso litoral e pela grande quantidade de rios e lagos, era também um meio de sobrevivência. A canoagem pelas mesmas razões da natação tinha uma grande utilização entre os índios, surgindo o remo em 1566.
As corridas eram usadas para as fugas e perseguições de animais e inimigos, enquanto que as marchas eram um dos meios das viagens dos colonizadores e dos índios. A equitação era praticada somente por algumas tribos e a partir do século XVII o hábito das cavalgadas chegou ao Brasil através dos portugueses e holandeses. Com o advento do colonialismo, a preocupação de Portugal era a de utilizar a religião como elemento da educação. Neste momento, os negros vieram ao Brasil para o trabalho escravo e quando fugiam para os Quilombos eram obrigados a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato adentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas.
Surge então a Capoeira. Desenvolvida pelos escravos no período colonial como luta utilizada contra os homens que os escravizavam e perseguiam. Para treinar na própria senzala, sob a vigilância dos feitores, a Capoeira foi disfarçada como uma dança, o que lhe conferiu permanência no folclore brasileiro. Hoje, a Capoeira é um esporte amplamente praticado em todo o Brasil e já é reconhecida em muitos países como a arte marcial brasileira.
1)Marque a alternativa que afirma quais as atividades praticadas pelos índios e primeiros colonizadores.
(A)Arco e flecha, Canoagem, Natação, Corridas e Danças.
(B)Equitação, Marchas, Corridas, Arco e flecha e Capoeira.
(C)Arco e flecha, Canoagem, Natação, Corridas, Equitação e Marchas.
(D)Arco e flecha, Equitação, Marchas, Lutas, Jogos e Natação.
2)Marque a alternativa errada em relação à Capoeira.
(A)Luta desenvolvida pelos escravos.
(B)A capoeira foi disfarçada como uma dança.
(C)A capoeira é reconhecida como arte marcial Brasileira.
(D)Luta utilizada a favor dos homens que escravizavam e perseguiam os escravos.
3)Assinale a alternativa que marca o início da Educação Física no Brasil.
(A)Chegada dos Jesuítas e colonizadores em 1576.
(B)Chegada dos Jesuítas e colonizadores em 1549.
(C)Chegada dos índios e colonizadores em 1549.
(D)Chegada da natação e do remo em 1566.
4)Em relação ao texto assinale a alternativa correta:
(A)O hábito das cavalgadas chegou ao Brasil através dos Portugueses e Jesuítas.
(B)As marchas eram meio de fuga contra os animais.
(C)A religião era utilizada pelos Holandeses.
(D)As corridas eram utilizadas para fugas e perseguições.
5)Em relação aos jogos e as danças é correto afirmar:
(A)Os principais jogos eram as lutas, a peteca e a corrida de tronco;
As danças homenageavam o Sol e a Lua.
(B)Os principais jogos eram as lutas, a peteca e a corrida;
As danças homenageavam os Deuses do Sol e da Lua.
(C)As danças possuíam significados diferentes;
Os jogos principais eram a luta, a peteca e o arco e flecha.
(D)As danças homenageavam os Deuses;
Os jogos principais eram a natação e o remo.
Educação Física
Prof. Adriana Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário