terça-feira, 23 de março de 2021

Estudo Dirigido - 1901 - Professora Roberta Christiane

                       


 

Estudando o gênero textual “CRÔNICA”...


linguagem informal é, em geral, a linguagem utilizada no gênero CRÔNICA.

Ø abordagem normalmente gira em torno de trivialidades, assuntos comuns, aspectos banais da vida diária, fatos cotidianos da vida de uma cidade, de um bairro, de uma comunidade, sempre do conhecimento e interesse de todos.

Ø periodicidade: como se trata de abordar, de forma oportuna, os temas da atualidade, fatos cotidianos da vida social, aspectos da vida diária, sempre do conhecimento e interesse de todos, as crônicas têm publicação contínua, sendo veiculadas diária ou semanalmente em jornais, revistas, sites, blogs... (ler, abaixo, o “Você sabia?”).

Ø Tipologia das crônicas: é difícil estabelecer uma tipologia diante da grande variedade de crônicas, tendo em vista sua diversidade de estrutura textual, linguagem utilizada, finalidade, assunto abordado, meio em que aparece publicada, interesse, público-alvo... podemos dizer que há crônicas de diferentes tipos, com diferentes finalidades, para diferentes interesses do público leitor. Uma crônica pode ser narrativa (contar uma história real ou fictícia; pessoal ou acontecida com outros); argumentativa (defender uma opinião, com argumentos); reflexiva (refletir sobre um dado aspecto da sociedade em que vivemos ou da existência como um todo); descritiva (descrever determinado objeto, uma pessoa, uma cena...)... De acordo com a abordagem, a crônica pode ser, por exemplo, lírica ou poéticahumorísticamais objetiva... De acordo com o assunto, a crônica pode ser esportivapolítica, existencial, crônica de costumes...

 

Crônica é um escrito de jornal que procura contar ou comentar histórias da vida de hoje. Histórias que podem ter acontecido com todo mundo: até com você mesmo, com pessoas da sua família ou com seus amigos. Mas uma coisa é acontecer, outra coisa é escrever aquilo que aconteceu. Então você notará, ao ler a narração do fato, como ele ganha um interesse especial, produzido pela escolha e pela arrumação das palavras. E aí começa a alegria da leitura, que vai longe. Ela nos faz conferir, pensar, entender melhor o que se passa dentro e fora da gente.


 

Elementos narrativos presentes na crônica:

Quem? Os personagens que participam das ações/acontecimentos.

Onde? O lugar (espaço) onde os fatos acontecem.

Quando? O tempo em que os fatos acontecem.

 

Em uma narrativa, é possível identificar momento importantes: a situação inicial, a complicação – do conflito gerador ao clímax - e o desfecho.

SITUAÇÃO INICIAL  - Apresentação, início da história.

CONFLITO GERADOR - O fato a partir do qual se desenvolve a história, se inicia o conflito.

CLÍMAX - O momento de maior tensão da história.

DESFECHO - Solução do conflito. Como a história termina.

 


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lw2lbn5hPH8

(Estudo orientado)



Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane

Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane

https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...