quarta-feira, 17 de março de 2021

HISTÓRIA - 9º ANO - REVISÃO DO 8º - INDEPENDÊNCIA DOS EUA




 HISTÓRIA - 9º ANO - REVISÃO DO 8º - INDEPENDÊNCIA DOS EUA

RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS PERGUNTAS.

Colonização dos EUA

                O século XVIII foi marcado por mudanças políticas, econômicas e sociais, guerras e revoluções na Europa. Nesse tempo, crescia e se difundia o pensamento racionalista e individualista exaltado pelos pensadores do iluminismo.

                As colônias inglesas da América do Norte partilharam dessas mudanças de pensamento. Inspiradas pelos mesmos ideais e impulsionadas por uma crise no sistema colonial vigente rebelaram-se e conseguiram sua independência da metrópole.

Antecedentes

                Podemos dizer que a colonização inglesa da América do norte não foi totalmente homogênea. As colônias do Norte por não oferecerem atrativos econômicos, ficaram praticamente abandonadas.

                Por esse motivo, ocorreu o que foi denominado de negligência salutar, ou seja, os colonos do norte ganharam alguma autonomia, tanto em termos econômicos quanto políticos.

Independência dos EUA



Conjuntura: Metrópole (Inglaterra) – Revolução Industrial- Busca de mercados externos;

Guerra dos Sete Anos

(Entre a Grã Bretanha e a França (1756-1763)).

 

Motivada pelo controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte. Também foi motivada pela disputa de territórios na África, Ásia e América do Norte. Também foi motivada pela disputa de territórios na África, Ásia e América do Norte.

A Inglaterra, apesar de vitoriosa, ficou com seu tesouro exaurido; precisava de recursos, por isso, aumentou os impostos. O ônus maior caiu sobre os colonos norte-americanos, gerando grande descontentamento.

Após a guerra dos Sete Anos, a Grã Bretanha adotou uma política imperial nova e rigorosa, que entrava em conflito com os interesses dos colonos. Os principais aspectos da política inglesa, em relação as colônias, tinham o objetivo de:

1. Monopolizar o mercado para as manufaturas inglesas, daí a restrição à manufatura local;

2. Controlar o crédito e as finanças da economia colonial;

3. Reforçar o papel das forças militares na América do Norte;

4. Centralizar a máquina política das colônias;

5. Dominar, ao máximo, o comércio de mercadorias e as leis nacionais.

 

Muitos colonos lutaram no exército britânico contra os franceses do Canadá, adquirindo experiência. Com a derrota francesa, os colonos não precisavam mais do apoio da coroa britânica.

 

A Industrialização inglesa e seus reflexos nas colônias

Por sua vez, a industrialização inglesa precisava conquistar novos mercados e a coroa passou a adotar uma política cada vez mais rígida para as colônias, as quais deveriam consumir a produção industrial da Inglaterra.

Os cidadãos que residiam nas colônias começaram a achar que os impostos começavam a pesar sobre seus ombros.

                As medidas protecionistas inglesas além de pesarem sobre a população os novos impostos também prejudicava o intenso comércio realizado principalmente pelas colônias do Norte, o chamado comércio triangular. Esse termo, na verdade, designa a intensa atividade mercantil que começou a integrar as colônias norte-americanas às economias da América Central, África e Europa. Em linhas gerais, esse comércio tinha origem na exportação de gado, peixe, madeira e outros produtos alimentícios que saíam da América do Norte com destino às Antilhas. Ao chegarem à América Central, os comerciantes norte-americanos aproveitavam para realizar a aquisição de rum, açúcar e melaço.

Os produtos adquiridos eram utilizados para consumo interno e, principalmente, na fabricação do rum, que seria usado para se adquirir escravos no litoral africano. Por fim, os escravos trazidos da África eram revendidos para regiões das Antilhas e para as colônias agroexportadoras da região Sul. Em algumas situações, os mesmos derivados do açúcar obtidos na América Central serviam para a aquisição de tecidos e ferramentas produzidas na Inglaterra.

Treze Colônias

 

Sul: Tripé colonial – Exportação

Centro: Produtos para o mercado externo

Norte: Indústria Naval e Pesca

 

 

Atritos:

Commowealth: 1763 – as populações das colônias sentiam-se cidadãos ingleses. (principalmente após lutar lado a lado com os britânicos na Guerra dos Sete Anos).

- Impedimento de expansão dos colonos as terras conquistadas pelos ingleses contra os franceses

Tarifas Townshend – 1761 – Taxação de artigos como o chá, o vidro e o papel – elevação dos preços dos artigos.

Lei do Selo: 1765 – Todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes da metrópole – comprando os selos, os recursos iriam diretamente à Inglaterra.

Obs: Foram revogadas, exceto as leis sobre o chá.

Lei do açúcar – Sugar Act 1764 – taxava o açúcar comprado pelos EUA que não era comprado das Antilhas (Medida protecionista da Inglaterra)

Festa do chá de Boston (1773)

Companhia das Índias Ocidentais – Os preços mais baixos acabariam com o comércio local.

Leis Intoleráveis

Lei do Porto de Boston: Fechamento do
Porto até o pagamento integral do chá lançado ao mar.

Lei do Aboletamento: Ordenando que as autoridades dessem abrigo adequados aos soldados ingleses. (às custas dos cidadãos americanos)

Lei de Quebec: Que garantia aos habitantes franceses no Canadá a liberdade de religião. (Impedir a expansão dos colonos para as terras canadenses) – Garantir a fidelidade dos franceses a Inglaterra (O Canadá havia sido incorporado a coroa inglesa após a guerra dos 7 anos).

1º Congresso Continental da Filadélfia (1774)

Foi uma convenção de delegados de doze das treze colônias (exceto a Geórgia)

è  Pediu o fim das medidas restritivas ao desenvolvimento das colônias.

è  Intensificação da Repressão por Londres

2º Congresso da Continental (1776)

è  Declaração de Independência dos EUA.

è  O Congresso Continental confirmou o virginiano George Washington.

Foi nomeado para o cargo de presidente dos EUA, George Washington que, desde cedo enfrentou problemas de toda ordem. Depois de serem superadas as divergências entre os diversos estados que vieram a formar os Estados Unidos da América, finalmente foi promulgada a Constituição de 1787.

Participação da França

è  Munições e provisões aos rebeldes

è  Conflito direto da batalha de Yorktown – (Marquês de Lafayette).

Ingleses (Carência de Provisões e comando desunido).

Após sucessivos embates, os EUA saem vencedores. O Tratado de Paris ou Tratado de Versalhes de 1783 reconhecem os EUA como independentes.

EUA

1º país a adotar uma Constituição política escrita

à Conflitos começaram em 1775

à 1776 – Declaração de direitos

à1783 – Tratado de Paris – pela primeira vez uma colônia tornava-se independente.

 

A revolução Norte-Americana foi mais do que uma luta de um povo por sua independência; acarretou também mudanças sociais e políticas. Contudo, foi uma revolução parcial, pois só envolvia os europeus ou seus descendentes com uma certa renda; os pobres, as mulheres, os africanos e seus descendentes , e os indígenas foram excluídos. Mesmo assim, para a época significou uma grande mudança, que trouxe para a história uma nova concepção política, promovendo transformações importantes para os conceitos de liberdade e de cidadania. Embora limitados em 1776, esses valores foram sendo ampliados ao longo da história norte-americana.

Constituição dos EUA

Os elaboradores da Constituição dos Estados Unidos foram bastante influenciados pelas idéias liberais dos filósofos iluministas. Eis as principais características desse documento.

1 – Estabeleceu a tripartição dos poderes: o legislativo, composto por das câmaras (deputados e senadores); o executivo, representado pelo presidente e vice-presidente da República, eleitos por quatro anos; e o judiciário, com juízes e tribunais. Estabelecia o presidencialismo e o federalismo.

2 – As liberdades civis não eram tão amplas, pois, em quase todos os Estados, para se obter o direito de voto, era preciso ter alguma propriedade de terra ou capital. A mulher, o africanos, o afrodescendente e o indígena também não tinham o direito de votar.

Exercícios

01. "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes [puritanos] foi o de se organizar em sociedade." Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

 

a) malograda dos puritanos franceses de fundar no Brasil uma nova sociedade, a chamada "França Antártica";

b) malograda dos puritanos franceses de fundar uma nova sociedade no Canadá;

c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos;

d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na

chamada Nova Inglaterra;

e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

 

 

02."Nas leis da nova Inglaterra encontramos o germe e o desenvolvimento da independência local.

Na América pode-se dizer que o município foi organizado antes da comarca, a comarca antes do Estado e o Estado antes da União." (Alexis de Tocquelville)

 

a) Cite duas características da colonização da Nova Inglaterra.

b) A partir do texto, explique por que a Constituição dos Estados Unidos estabelece o sistema federativo.

 

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03. Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX:

 

a) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa;

b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia;

c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos;

d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações;

e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

 

04. Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados as seguintes:

 

a) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação econômica da Companhia das Índias Orientais.

b) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias.

c) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.

d) Recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações das colônias.

e) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

 

05."O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da Natureza gritam: 'é hora de separarmos!'

Mesmo a distância que Deus colocou entre a Inglaterra e a América é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos Céus (...) UM GOVERNO NOSSO É UM DIREITO NOSSO (...) Portanto, o que queremos? Por que hesitamos? Da parte da Inglaterra não esperamos nada, a não ser a ruína (...) Nada pode resolver nossa situação tão rapidamente quanto uma declaração de independência, aberta e feita com determinação."

(Thomas PAINE, Bom Senso, panfleto de 10 de janeiro de 1776, citado por Leo HUBERMAN, História da Riqueza dos Estados Unidos, Brasiliense, São Paulo, 1983). O documento anterior expressa algumas das idéias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de Independência das Treze Colônias da América do Norte.

 

a) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.

b) Relacione a frase "Um governo nosso é um direito nosso" com as idéias que fundamentaram o processo de independência das Treze Colônias.

 

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06. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

 

a) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;

b) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;

c) no direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;

d) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;

e) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

 

07."Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)

A afirmação:

a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;

b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;

c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;

d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;

e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.

 

08. "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano." (Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)

A citação anterior descreve:

 

a) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;

b) a colonização do Meio-Oeste dos Estados Unidos e a conseqüente implantação da indústria automobilística na região dos Grandes Lagos;

c) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;

d) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;

e) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.

 

09. Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:

 

a) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.

b) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.

c) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da

Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.

d) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.

e) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.

 

10. Em 1778, França e Espanha entraram em guerra contra a Inglaterra. Seu verdadeiro objetivo era:

a) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;

b) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido arrebatadas pelos ingleses;

c) punir a Inglaterra pela ajuda prestada à Holanda na guerra das Províncias Unidas contra a Espanha;

d) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;

e) minar as posições do comércio inglês no continente americano.


podcast

https://anchor.fm/materiaiscariocas/episodes/A-INDEPENDNCIA-DOS-ESTADOS-UNIDOS-DA-AMRICA--TERESA-VITRIA--Histria--8--ano--Semana-26-10-20-elhira



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