terça-feira, 16 de março de 2021

HISTÓRIA - CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 14/03/2021 - TODAS AS TURMAS



CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS

6º ANO

GABARITO

9) autonomia

au·to·no·mi·a

sf

1 Capacidade de autogovernar-se, de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania.

2 Faculdade própria de algumas instituições quanto à decisão sobre organização e normas de comportamento, sem se dobrar ou ser influenciadas por imposições externas.

3 SOCIOL, POLÍT Autodeterminação político-administrativa de que podem gozar partidos, sindicatos, corporações, cooperativas etc., em relação ao país ou comunidade política dos quais fazem parte.

4 ADM Direito de se administrar livremente, dentro de uma organização mais vasta, liderada por um poder central.

5 Liberdade moral ou intelectual do indivíduo; independência pessoal; direito de tomar decisões livremente.

 ...

10) soberania

so·be·ra·ni·a

sf

1 Caráter ou qualidade de soberano.

2 Força tirada do conhecimento do direito natural.

3 Autoridade moral considerada suprema; poder supremo.

4 Extensão territorial sob a autoridade de um soberano.

5 Poder político independente do Estado em relação a outros países e supremo dentro do seu território; autoridade, imperiosidade.

6 Conjunto de poderes que fazem parte da organização do Estado.

7 Condição de preferência que se dá a alguém ou a algo; primazia, prioridade.

...

Fonte: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=EMnj

 

GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO – Cláudio Bomfim de Castro e Silva

PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – Eduardo Paes ( VICE - Nilton Caldeira)


7º ANO

Respostas pessoais. Não deixem de enviar a pesquisa nos comentários do Google Classroom.

8º ANO

Gabarito

 

17) Explique, com suas palavras, o que foi o Renascimento Cultural e Científico? (4 linhas)

                O Renascimento cultural é o nome dado a um conjunto de mudanças ocorridas na Europa ocidental a partir do século XV. Além de mudanças nas artes temos mudanças no pensamento político, nas ciências e na maneira como o homem se relacionava com o divino.


18) Escolha três características do Renascimento e explique-as. (4 linhas)

Racionalismo – uso da razão para a tentativa de explicação dos fenômenos da natureza e da vida em sociedade.

Antropocentrismo – colocação do homem numa posição de centralidade, destacando com um ser criativo capaz de moldar seu mundo e de produzir conhecimento.

Classicismo – valorização de aspectos da cultura grega e romana como as artes, a filosofia e a política.


19) Quais condições favoreceram a concentração do poder político dos reis? (4 linhas)

Grande parte dos fatores que levaram a crise do sistema feudal acabaram por contribuir para o fortalecimento do poder dos reis como as guerras entre nobres, o enfraquecimento dos feudos e o fortalecimento da burguesia.


20) Quais as características das monarquias absolutistas? (4 linhas)

Concentração de poder nas mãos do monarca, leis comuns, unificação territorial, moeda única, religião única, entre outros.


21) Com base no que você aprendeu, apesar do nome, o poder dos monarcas era realmente absoluto? Explique. (4 linhas)

Não. O poder do rei era limitado pelos costumes, pelos direitos dos povos e pela tradição. Além disso, o rei nomeava outros nobres para cuidar dos assuntos do reino e nem sempre esses nobres faziam tudo o que o rei mandava.


22) Maquiavel defendia que o soberano deveria fazer apenas o que estava na lei para conduzir seu país? Justifique sua resposta. (3 linhas)

Não. Maquiavel defendia que o rei deveria fazer o necessário para manter a unidade do seu reino. Para ele, os fins justificam os meios, ou seja, o rei deve fazer tudo a seu alcance para manter a unidade do reino e o seu poder.


23) Explique o que era a Teoria do direito divino dos reis de Jacques Bossuet. (4 linhas)

Bossuet defendia que o poder do rei era absoluto pois este era escolhido e representava Deus na Terra.


24) No que consistia o contrato defendido por Hobbes? Por que o poder absoluto era importante segundo o ponto de vista do autor?

Hobbes defendia que, para assegurar a sobrevivência do ser humano, este deveria abrir mão de parte de sua liberdade em favor de um soberano, que pudesse anular os conflitos e garantir a ordem e a segurança no convívio social. 

9º ANO

Gabarito 9º ano

 

1-       Responda:

a) Que problemas enfrentava a economia francesa em meados do século XVIII? (4 LINHAS)

Desde meados do século XVIII, a economia francesa apresentava sinais de crise, agravada pelas guerras em que o país se envolveu na Europa e na América. 

b) A participação da França na Guerra dos Sete Anos e na Guerra de Independência dos EUA trouxe vantagens ou desvantagens para a França? Por quê? (4 LINHAS)

A participação da França nesses dois conflitos trouxe inúmeras desvantagens a curto prazo pois o país se afundou ainda mais em dívidas e a população mais pobre, que era bastante miserável, viu os impostos aumentarem e a situação piorar ainda mais.

c) Apresente os motivos da insatisfação do TERCEIRO ESTADO e da burguesia para com o governo francês. (4 LINHAS)

Sob o TERCEIRO ESTADO pesavam as obrigações de pagar tributos e sustentar as despesas dos grupos privilegiados. Os membros do TERCEIRO ESTADO começaram a se revoltar contra os privilégios do clero e da nobreza, que não pagavam impostos.


d) Por que o rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais? (3 LINHAS)

Com o objetivo de encontrar uma solução para a crise econômica e financeira da França, o rei Luís XVI convocou a reunião dos Estados Gerais, nome dado à reunião dos representantes dos três Estados que votavam em torno de uma determinada questão. O rei queria que novos impostos fossem aprovados para contornar a crise.

e) Por que os representantes do TERCEIRO ESTADO retiraram-se dos Estados Gerais? ( 3 LINHAS)

Na Assembleia, a  nobreza e o clero insistiram na votação por Estado, ou seja, um voto para NOBREZA, um voto para o CLERO, e um para o TERCEIRO ESTADO. Como a Nobreza e o Clero votavam sempre juntos, conseguiram aprovar a votação por Estado. Diante disso, o TERCEIRO ESTADO resolveu se retirar da reunião dos Estados Gerais, se autoproclamando Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia que podia decidir os rumos da política francesa em nome da maioria da população.

f) Cite duas mudanças ocorridas na França com a implementação da Monarquia Constitucional. (4 LINHAS)

1) igualdade jurídica entre todos os indivíduos, extinguindo-se os privilégios do clero e da nobreza.

2) Foram criados três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

g) Quais eram os principais grupos no poder durante o período da Convenção e quem representavam? (5 LINHAS)

• Girondinos – representavam a alta burguesia. Defendiam posições moderadas

• Jacobinos – representavam a pequena e a média burguesia e o proletariado de Paris. Defendiam posições mais radicais, de interesse popular, e, por isso, eram apoiados pela população mais pobre.

• Planície – representava a burguesia financeira.

h) Que papel teve Napoleão Bonaparte em relação ao fim do Diretório? (4 LINHAS)

O Diretório governou de 1795 a 1799, sem conseguir resolver os graves problemas econômicos e sociais do país, gerando grande descontentamento e agitações populares.  Napoleão, com o apoio da burguesia e do exército, deu um golpe de estado, acabando com o Diretório e dando início ao período do consulado. 





 

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 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...