GABARITO
9) autonomia
au·to·no·mi·a
sf
1 Capacidade de autogovernar-se,
de dirigir-se por suas próprias leis ou vontade própria; soberania.
2 Faculdade própria de algumas
instituições quanto à decisão sobre organização e normas de comportamento, sem
se dobrar ou ser influenciadas por imposições externas.
3 SOCIOL, POLÍT Autodeterminação
político-administrativa de que podem gozar partidos, sindicatos, corporações,
cooperativas etc., em relação ao país ou comunidade política dos quais fazem
parte.
4 ADM Direito de se
administrar livremente, dentro de uma organização mais vasta, liderada por um
poder central.
5 Liberdade moral ou intelectual
do indivíduo; independência pessoal; direito de tomar decisões livremente.
...
10) soberania
so·be·ra·ni·a
sf
1 Caráter ou qualidade de
soberano.
2 Força tirada do conhecimento
do direito natural.
3 Autoridade moral considerada
suprema; poder supremo.
4 Extensão territorial sob a
autoridade de um soberano.
5 Poder político independente do
Estado em relação a outros países e supremo dentro do seu território;
autoridade, imperiosidade.
6 Conjunto de poderes que fazem
parte da organização do Estado.
7 Condição de preferência que se
dá a alguém ou a algo; primazia, prioridade.
...
Fonte: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=EMnj
GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO – Cláudio Bomfim de Castro e Silva
PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – Eduardo Paes ( VICE -
Nilton Caldeira)
7º ANO
Respostas pessoais. Não deixem de enviar a pesquisa nos comentários do Google Classroom.
8º ANO
Gabarito
17) Explique, com suas palavras, o que foi o Renascimento
Cultural e Científico? (4 linhas)
O
Renascimento cultural é o nome dado a um conjunto de mudanças ocorridas na Europa
ocidental a partir do século XV. Além de mudanças nas artes temos mudanças no pensamento
político, nas ciências e na maneira como o homem se relacionava com o divino.
18) Escolha três características do Renascimento e
explique-as. (4 linhas)
Racionalismo – uso da razão para a tentativa de explicação
dos fenômenos da natureza e da vida em sociedade.
Antropocentrismo – colocação do homem numa posição de
centralidade, destacando com um ser criativo capaz de moldar seu mundo e de
produzir conhecimento.
Classicismo – valorização de aspectos da cultura grega e
romana como as artes, a filosofia e a política.
19) Quais condições favoreceram a concentração do
poder político dos reis? (4 linhas)
Grande parte dos fatores que levaram
a crise do sistema feudal acabaram por contribuir para o fortalecimento do
poder dos reis como as guerras entre nobres, o enfraquecimento dos feudos e o
fortalecimento da burguesia.
20) Quais as características das monarquias
absolutistas? (4 linhas)
Concentração de poder nas mãos do monarca,
leis comuns, unificação territorial, moeda única, religião única, entre outros.
21) Com base no que você aprendeu, apesar do nome,
o poder dos monarcas era realmente absoluto? Explique. (4
linhas)
Não. O poder do rei era limitado
pelos costumes, pelos direitos dos povos e pela tradição. Além disso, o rei
nomeava outros nobres para cuidar dos assuntos do reino e nem sempre esses
nobres faziam tudo o que o rei mandava.
22) Maquiavel defendia que o soberano deveria
fazer apenas o que estava na lei para conduzir seu país? Justifique sua
resposta. (3 linhas)
Não. Maquiavel defendia que o rei
deveria fazer o necessário para manter a unidade do seu reino. Para ele, os
fins justificam os meios, ou seja, o rei deve fazer tudo a seu alcance para
manter a unidade do reino e o seu poder.
23) Explique o que era a Teoria do direito divino
dos reis de Jacques Bossuet. (4 linhas)
Bossuet defendia que o poder do rei
era absoluto pois este era escolhido e representava Deus na Terra.
24) No que consistia o contrato defendido por
Hobbes? Por que o poder absoluto era importante segundo o ponto de vista do
autor?
Hobbes defendia que, para assegurar
a sobrevivência do ser humano, este deveria abrir mão de parte de sua liberdade
em favor de um soberano, que pudesse anular os conflitos e garantir a ordem e a
segurança no convívio social.
9º ANO
Gabarito 9º ano
1-
Responda:
a) Que problemas enfrentava a
economia francesa em meados do século XVIII? (4 LINHAS)
Desde meados do século
XVIII, a economia francesa apresentava sinais de crise, agravada pelas guerras
em que o país se envolveu na Europa e na América.
b) A participação da França na Guerra dos Sete
Anos e na Guerra de Independência dos EUA trouxe vantagens ou desvantagens para
a França? Por quê? (4 LINHAS)
A participação da França
nesses dois conflitos trouxe inúmeras desvantagens a curto prazo pois o país se
afundou ainda mais em dívidas e a população mais pobre, que era bastante
miserável, viu os impostos aumentarem e a situação piorar ainda mais.
c) Apresente os motivos da insatisfação do
TERCEIRO ESTADO e da burguesia para com o governo francês. (4 LINHAS)
Sob o TERCEIRO ESTADO
pesavam as obrigações de pagar tributos e sustentar as despesas dos grupos privilegiados.
Os membros do TERCEIRO ESTADO começaram a se revoltar contra os privilégios do
clero e da nobreza, que não pagavam impostos.
d) Por que o rei Luís XVI convocou a Assembleia
dos Estados Gerais? (3 LINHAS)
Com o objetivo de
encontrar uma solução para a crise econômica e financeira da França, o rei Luís
XVI convocou a reunião dos Estados Gerais, nome dado à reunião dos
representantes dos três Estados que votavam em torno de uma determinada
questão. O rei queria que novos impostos fossem aprovados para contornar
a crise.
e) Por que os representantes do TERCEIRO ESTADO
retiraram-se dos Estados Gerais? ( 3 LINHAS)
Na Assembleia, a nobreza e o clero insistiram na votação por
Estado, ou seja, um voto para NOBREZA, um voto para o CLERO, e um para o
TERCEIRO ESTADO. Como a Nobreza e o Clero votavam sempre juntos, conseguiram
aprovar a votação por Estado. Diante disso, o TERCEIRO ESTADO resolveu se
retirar da reunião dos Estados Gerais, se autoproclamando Assembleia Nacional,
isto é, uma assembleia que podia decidir os rumos da política francesa em nome
da maioria da população.
f) Cite duas mudanças ocorridas na França com a
implementação da Monarquia Constitucional. (4 LINHAS)
1) igualdade jurídica
entre todos os indivíduos, extinguindo-se os privilégios do clero e da nobreza.
2) Foram criados três
poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
g) Quais eram os principais grupos no poder
durante o período da Convenção e quem representavam? (5 LINHAS)
• Girondinos – representavam a alta
burguesia. Defendiam posições moderadas
• Jacobinos – representavam a pequena e a média
burguesia e o proletariado de Paris. Defendiam posições mais radicais, de
interesse popular, e, por isso, eram apoiados pela população mais pobre.
• Planície – representava a burguesia financeira.
h) Que papel teve Napoleão Bonaparte em relação ao
fim do Diretório? (4 LINHAS)
O Diretório governou de
1795 a 1799, sem conseguir resolver os graves problemas econômicos e sociais do
país, gerando grande descontentamento e agitações populares. Napoleão,
com o apoio da burguesia e do exército, deu um golpe de estado, acabando com o
Diretório e dando início ao período do consulado.
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