Continuando o tema da aula passada, segue um breve resumo da História da Ed. Física no Brasil.
Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários à sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos, recreação, danças, corrida e lutas . Primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.
Com a chegada dos jesuítas, a Educação Física começou a ganhar contornos mais definidos. Nas escolas fundadas pelos jesuítas os alunos participavam de brincadeiras e jogos, sendo estas consideradas as primeiras aulas de Educação Física em território brasileiro.
Porém, a prática tinha apenas o objetivo de lazer e recreação.
Ainda durante o Período Colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das
elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental. As escolas começaram, então, a incluir a ginástica em seus currículos.
Educação Física
Prof. Adriana Muniz
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