segunda-feira, 8 de março de 2021

Rioeduca na TV - Argumentar é preciso - 8º ano e 9º ano - Professora Roberta Christiane

 



Olá, queridos alunos!

   Preparei um resumo com as principais informações do vídeo da aula de 5/03 do Rioeduca na TV. Anote em seu caderno e assista aos vídeos.

Argumentar é preciso

  Você sabe o que são argumentos?
   O texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos, opinião e explicações fundamentadas.
  Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem através da argumentação.

Características
   O texto dissertativo-argumentativo - ou apenas dissertação - é um tipo de texto que discute assuntos socialmente relevantes.
   Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão.

Estrutura
  • Introdução
   No início da dissertação, é necessário que o autor deixe claro qual é o assunto abordado no texto e, além disso, qual será a tese - ou ponto de vista - a ser defendida.

  • Argumentação
   Os parágrafos intermediários de uma dissertação devem ser destinados à defesa da tese mediante argumentos. É importante lembrar que um argumento é uma estrutura textual que, por meio da análise de provas ou fundamentos, confirma o ponto de vista do autor.

  • Conclusão
   O final de um texto dissertativo-argumentativo pode ser produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso da conclusão por síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui o texto afirmando a veracidade da tese. No caso da conclusão com propostas de solução, é necessário retomar os problemas discutidos na argumentação e propor intervenções que eliminem ou diminuam a questão problemática.

   É importante lembrar que as soluções sugeridas devem ser detalhadas, explicitando-se os agentes (quem promoverá a solução), as ações (o que será feito para sanar a questão), os meios (como será promovida a intervenção) e os objetivos (para que será feita a ação sugerida).


Como fazer?
   Para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo, é necessário estar atento para as exigências que cada parte do texto - introdução, desenvolvimento e conclusão - possui, conforme explicado acima. 

   Além disso, é importante lembrar:

  • do uso da norma-padrão da língua portuguesa;
  • de fundamentar os argumentos a partir de conhecimentos de diversas áreas;
  • apresentar domínio dos elementos de coesão e coerência da língua;
  • respeitar os direitos humanos, estabelecidos na Declaração Universal redigida pela ONU.

Vídeos:

https://youtu.be/Y5kYVkdNq-Y



https://youtu.be/ErWNHygqVBA

Fontes:

Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane

Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane

https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag


Um comentário:

 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...