quarta-feira, 10 de março de 2021

Tecnologias - Ciências - 7º ano


Grandes descobertas tecnológicas que impactaram o rumo da humanidade


     Desde a Pré-História, o homem começou a se diferenciar das demais espécies de animais por sua grande capacidade de desenvolver tecnologias que transformaram a sua relação com a natureza. Mas, até o advento da ciência moderna, ninguém sabia quais leis da natureza estavam por detrás das inovações tecnológicas. O homem sequer sonhava em descobrir a Lei da Gravidade, quando, na Antiguidade Clássica, inventou o aqueduto, utilizando a força da gravidade para fazer a água percorrer centenas de quilômetros de um ponto a outro.  Sabia-se, apenas, que a água se movimentava quando lançada de cima para baixo.

    Apenas no início do século XIX, ciência e técnica se fundem, surgindo aquilo que conhecemos hoje como tecnologia: o resultado de procedimentos que empregam métodos e teorias científicas para a construção de aparatos técnicos. Essa fusão entre C&T culminou em uma aceleração estupenda no ritmo das inovações, gerando transformações que, em curto prazo, mudaram radicalmente as feições da sociedade.

    Domínio do fogo:

    Citado por Charles Darwin como um dos eventos que mais contribuíram para a evolução da espécie humana, não se sabe ao certo quando o homem passou a dominar a tecnologia que lhe permitia fazer fogo por meio da fricção de duas pedras ou de dois pedaços de pau ou bambu. Pesquisas arqueológicas indicam que a descoberta foi feita tanto pelo Homo erectus como pelo Homo neanderthalensis. Pelas evidências mais recentes, pesquisadores calculam que isso tenha ocorrido há cerca de 400 mil anos, embora, o homem já fizesse uso do fogo encontrado em incêndios naturais há mais de um milhão de anos.

    O controle do fogo garantiu uma fonte permanente de luz e calor, favorecendo a colonização de lugares frios, a realização de atividades após o pôr do sol, o afastamento de animais indesejados durante a noite e, sobretudo, uma grande transformação na cultura alimentar.



    Invenção da escrita:

    Inventada por diferentes sociedades, em diferentes momentos e pontos do planeta, essa tecnologia possibilitou uma melhor administração das atividades econômicas e de subsistência (individuais e coletivas), a documentação de contratos de comércio, o registro da memória, do conhecimento, da produção e das propriedades... Os documentos mais antigos indicam que a escrita nasceu por volta de 3.500 a.C., na Suméria, região onde, hoje, fica o Iraque.


    Roda com eixo:

    Muitos consideram a roda como uma das maiores invenções da humanidade por todo o impacto que promoveu no transporte, nas comunicações, no comércio, nos agrupamentos urbanos e no desenvolvimento de inúmeros artefatos, engrenagens e máquinas mecânicas que usam o movimento cricular. Não se sabe exatamente quando ela foi criada, mas há registros de que rodas de oleiro (ou tornos) já eram utilizadas na Mesopotâmia para a confecção de cerâmica por volta de 3.500 a.C. 



    Números indo-arábicos:

    Os números indo-arábicos simplificaram, de maneira contudente, a representação dos números e os cálculos numéricos. 



    Bússola:

    A bússola era, principalmente, utilizada pelos soldados chineses desorientados pelo mau tempo. Foram os árabes que deram à bússola o uso náutico decisivo. Em meados do século XIII, tornou-se famoso o relato de uma viagem entre Trípoli (Líbano) e Alexandria (Egito), em que o comandante de um navio se valeu de uma agulha magnetizada para marcar a rota, em uma noite sem estrelas. Fazendo uso dessa agulha, os árabes haviam conseguido estabebecer um comércio regular com a Europa do Mar Mediterrâneo e com a Ásia do Oceano Índico. 



    Vacina

    Este método de imunização é um marco na história da Microbiologia e da Medicina. Entra nesta lista de grandes descobertas tecnológicas por ser um dos fatores determinantes  para a redução da mortalidade e o aumento da qualidade de vida.  

    A história das vacinas começa em 1796, na Inglaterra, quando o médico Edward Jenner suspeitou que muitos camponeses eram imunes à varíola pelo fato de já terem contraído o Variolae vaccinae, vírus responsável  pela varíola bovina, mais suave do que a humana. Começou, então, a extrair o conteúdo das feridas das vacas doentes para inseri-lo no braço das pessoas. O método de imunização funcionou, mas enfrentou problemas para o seu reconhecimento no meio científico. Contudo, serviu de ponto de partida para outros estudos.



    Antibióticos: 

    A penicilina, primeiro antibiótico a ser utilizado pela humanidade, foi um marco para a redução drástica da mortalidade. Foi descoberta por Alexander Fleming, acidentalmente, em 1928, quando retornou de férias ao seu laboratório em um hospital londrino e percebeu que havia esquecido, sobre sua mesa, placas com culturas de Staphylococcus aureus, uma bactéria altamente infecciosa. Constatou que várias placas estavam cobertas por um mofo e que, ao redor dele, havia áreas transparentes, indicando que o fungo secretava uma substância que matava as bactérias. Fleming o classificou como Penicillium notatum, chamando a substância produzida por ele de penicilina.

    Posteriormente, descobriu-se que a substância matava também outros tipos de bactérias e que não era tóxica ao corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento. Mas a conversão da penicilina em medicamento exigia onerosas pesquisas químicas e inúmeros testes. O financiamento chegou com o início da Segunda Guerra Mundial e, em 1940, a penicilina já era usada nos campos de batalha, no tratamento de soldados feridos.  O novo medicamento deu suporte à Medicina, tanto no combate a inúmeras doenças infecciosas como na segurança de procedimentos invasivos, como as cirurgias. O mundo vibrava com a ideia de uma sociedade livre de doenças infecciosas, mas a alegria não durou muito. Bactérias e vírus são mutantes e tornaram-se resistentes ao fámaco. 



    Computador

    O mundo, hoje, é informatizado e cada vez mais dependente dessa máquina chamada computador. Programas de aplicativos tornaram-se ferramentas imprescindíveis à realização de tarefas relacionadas a inúmeras profissões e gestão dos negócios. Algoritmos são desenvolvidos por empresas e pelo Estado, na busca da análise de milhões de dados e informações que possam orientar suas decisões.

    A invenção do computador está diretamente relacionada ao desenvolvimento científico e à necessidade de execução de cálculos cada vez mais complexos e de forma rápida. Na primeira metade do século XIX, surgem tentativas de criação de máquinas de calcular complexas, mas sequer ainda existia um sistema lógico capaz de dar conta do intento.

Para mais descobertas acesse os links abaixo e veja como a tecnologia evoluiu e como mesmo hoje sendo considerado comum, algumas tecnologias foram surpreendentes quando descobertas. 


Fonte: Multirio, parte I e parte II 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...