Versificação é o conjunto de métodos utilizados na arte de compor versos, fazendo uso, para o efeito, de alguns elementos que concorrem para a harmonização e beleza do gênero lírico, tais como: ritmo, metrificação, rima, entre outros.
Versos e Estrofes
Cada linha de um poema corresponde a um verso, os quais são classificados de acordo com as sílabas poéticas que apresentam.
Os versos são classificados da seguinte forma:
- Monossílabo - verso com uma sílaba
- Dissílabo - verso com duas sílabas
- Trissílabo - verso com três sílabas
- Tetrassílabo - verso com quatro sílabas
- Pentassílabo - verso com cinco sílabas
- Hexassílabo - verso com seis sílabas
- Heptassílabo - verso com sete sílabas
- Octossílabo - verso com oito sílabas
- Eneassílabo - verso com nove sílabas
- Decassílabo - verso com dez sílabas
- Hendecassílabo - verso com onze sílabas
- Dodecassílabo - verso com doze sílabas
Os versos que têm mais do que doze (12) sílabas poéticas são chamados de Bárbaros.
O agrupamento de versos, por sua vez, compõe as estrofes. As estrofes são classificadas mediante o número de versos.
Assim, quanto às estrofes, temos:
- Monóstico - estrofe com um verso
- Dístico - estrofe com dois versos
- Terceto - estrofe com três versos
- Quadra ou Quarteto - estrofe com quatro versos
- Quintilha - estrofe com cinco versos
- Sextilha - estrofe com seis versos
- Septilha - estrofe com sete versos
- Oitava - estrofe com oito versos
- Nona - estrofe com nove versos
- Décima - estrofe com dez versos
Os sonetos são poemas que obedecem uma forma fixa, são compostos por quatorze versos (dois quartetos e dois tercetos).
Ritmo
O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o sentimentalismo.
Metrificação
Antes do modernismo, a métrica era fortemente defendida pelos poetas, que buscavam nas suas composições a qualidade ou a perfeição obtida através dos versos isométricos - aqueles que mantinham o número de sílabas de forma regular.
A partir da Escola Moderna, passam a ser aceitos os versos livres, o quais dispensam os critérios métricos.
Encadeamento
O Encadeamento ou Enjambement é o nome que se dá à necessidade de não fazer pausa em um verso, continuando a sua leitura com o verso seguinte de forma a completar, assim, o seu sentido.
“E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.”
(Retirado de Nel mezzo del cammin, de Olavo Bilac)
Rimas
A rima é mais um dos recursos utilizados para dar melodia ao verso.
Há, todavia, versos que não apresentam rimas. São os chamados versos brancos ou soltos.
“Não quero ser Deus, nem Pai nem Mãe de Deus,
Não quero nem lírios nem mundos
Sou pobre e superficial como a Rua do Catete.
Quero a pequena e amada agitação,
A inquieta esquina, aves e ovos, pensões,
Os bondes e tinturarias, os postes,
Os transeuntes, o ônibus Laranjeiras,
Único no mundo que tem a honra de pisar na Rua do Catete.”
(Rubem Braga)
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Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.
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