segunda-feira, 26 de abril de 2021

Turma 1601 Gabarito da Apostila Para quem estiver com dúvidas

 Gabarito da Apostila da 1601

1. O eu do texto e todas as pessoas que, como ele, têm esperança e fé  no futuro.

      Texto  3 (Página 7)

1 . Quem conta é uma personagem da história. Sabemos porque o texto começa com “Quando eu era menina...”

2. Quando lemos “Quando eu era menina...”, ficamos sabendo que se trata de alguém que já não é mais criança. Pode ser adolescente ou adulta.

3 -  Ao invés de, ao contrário de.

4.   Avó e neta estavam em casa, em uma noite de tempestade. A menina sentia muito medo e começou a gritar.

5.   Significa que o medo passou assim que a neta foi convidada para ver o baú de segredos da avó.

6.   Um dedal, um maiô e uma caixinha de música.

7.   Tecer a felicidade significa construí-la, agir para que ela aconteça.

8.   Ela queria lembrar que as pessoas precisam tecer a felicidade. 

9.   Os sentimentos expressos no texto são medo, raiva, pavor, ódio, curiosidade, alegria, espanto, superação do medo. Sr.(a) responsável, se achar interessante, sugerimos uma conversa com a criança sobre os sentimentos que empurramos “pra baixo do tapete” em nosso dia a dia. Muitas vezes as crianças não conseguem lidar com isso e falar sobre isso pode ser um alívio. Sobre  sentimentos, a animação Divertida Mente é uma opção agradável de lazer para a família.

10. A avó expressou sua surpresa ao descobrir que a neta imaginava que o maiô de antigamente era um vestidinho.

11. Sublinhar: “... viver é saber perder o medo de tudo o que a gente nunca espera e nunca vai conseguir controlar.”

12. Sublinhar “Nada como a curiosidade para espantar o medo.”

Fato: Na garagem, vovó o abriu.”

Texto 4 (Página 9)

1. Um galo procurava comida no terreiro. 

2. Ele encontrou uma pérola. 

3 a) Dirige-se à pérola. 

b) Professor(a), sugerimos que verifique o que seus(suas) alunos(as) sabem sobre a profissão de  joalheiro. Ele ficaria feliz porque  poderia fazer uma joia com a pérola.

4. Ele ficaria muito feliz, pois seria um alimento. 

5. Professor(a), sugerimos que aceite respostas como  “Algumas coisas podem não ter valor para algumas pessoas, mas ser preciosas para outras.” e “O valor de todas as coisas é sempre relativo." Texto 5 (Página 10)

1.Que o texto a ser lido apresenta uma situação moral entre o bem e o mal.

2. Artifício para capturar animais.

3. “No tempo em que os animais falavam” e “certo dia” são expressões que não especificam quando os  fatos aconteceram. 

4. Na floresta.

5. Lenhador, onça e lebre.

6. a) Nos parênteses, em “como veremos”, ele inclui o leitor na sua reflexão.

b) O narrador usa os parênteses para adiantar uma situação que vai acontecer na história.

7. a) Não seria o mesmo efeito, porque suplicar é mais intenso do que pedir. 

b) “Lhe”  refere-se ao lenhador, “a” refere-se à onça e “dali”, à armadilha. 

8. Ele imaginou que ela poderia devorá-lo.

9. Ela jurou que jamais lhe  faria mal, que lhe seria eternamente agradecida. Professor(a), esta é uma boa oportunidade de compreender o sentido de argumentar. 10. As reticências, aqui, criam suspense.

11. A interrogação seguida por exclamação indica a surpresa do lenhador, e “bradar” sinaliza o tom de  voz, alto,  do lenhador decepcionado.

12. Marcar no texto. É muito importante para a leitura expressiva.

13. “O lenhador: - A onça foi ingrata comigo, prometeu que não me faria mal, e agora quer me almoçar!

A onça:   - Ingratos são vocês, humanos, que estragam a floresta que lhes dá a vida! Eu sou uma onça e preciso comer carne!” 14. A onça foi enganada, caiu na mentira.

15. e – adição, Mas - oposição e Se condição.

16. a) Fato.  b) opinião c) opinião.

17. Devemos ser gratos a quem nos ajuda, pagar o bem com o bem.

 

Texto 6 (Página 12)

1.  A fada madrinha ia fazer além do que Suriá havia pedido, faria muito melhor.

2.  a) A menina está muito animada pela possibilidade de  ser princesa  e rainha.

b)    Indicam que ela está gritando.

c)    Significam as marcas da magia feita pela fada madrinha.

3.A fada madrinha precisava de uma bruxa e Suriá não queria ser uma. Ela só queria viver personagens bonzinhos e bonitos. 4. Revela que as duas amigas tinham brigado e ainda estavam “de mal”.

5.Ela chamou a amiga porque não queria fazer o papel de bruxa e precisava de alguém para desempenhar esse papel.

6. A artimanha da menina que, para não fazer papel de bruxa,  vai tentar se reaproximar de Margô.

 

 

Texto  7 (Página 13)

1 .“Era uma vez” indica que os fatos aconteceram em um tempo indeterminado.

2. Velha, sem manutenção, caindo aos pedaços .   

3.Tecelão vem de tecer, de onde também saiu tecido... Tecelão é quem tece. É interessante, Professor(a), sugerimos apresentar aos(às) alunos(as) algumas famílias de palavras, para que, entre outras coisas, eles aprendam a inferir o sentido de palavras desconhecidas.

4.    Ela é muito especial. 

5.    O rei levou-a e ameaçou seu pai, se ela não fizesse o que ele inventou  sobre a filha.

6.    Porque ela não sabia transformar palha em ouro.

7.    Significa “bem rápido”, assim como é uma piscada de olhos.

8.    Rapidamente, em pouco tempo.

9.    Refere-se ao cômodo cheio de palha para ela transformar em ouro.

10.  Um colar e um anel, presentes da mãe da garota. Quando ela já não tinha nada mais para dar ao duende, ele exigiu seu primeiro filho.

11.  Naquele mesmo dia em que o rei aumentou mais uma vez a sua fortuna. 

 

 12.Implorar tem um peso maior do que apenas pedir. A rainha estava desesperada.

13.   As reticências indicam que o duende estava pensando.

14.   Ela teria de adivinhar o nome do duende, para se livrar do acordo.

15.   Ele riu cinicamente. 

16.   Que ele é “um homenzinho muito feio.”

17.   Ele havia descoberto o nome do duende.

18.   Ele foi lá para verificar se a rainha havia conseguido descobrir o nome dele. 

19.   Rumpelstiltskin ficou irritadíssimo com a descoberta da rainha, subiu gritando pelas paredes e  desapareceu pela janela. O rei, a rainha e a princesa viveram felizes para sempre.

Textos 8 e 9 (Página 18)

1.  Informar sobre a vacinação de crianças e adolescentes.

2.  Dirige-se aos responsáveis por crianças e adolescentes de 1 a 15 anos.

3.  Procurar um posto de vacinação e levar a caderneta.

4.  Não, porque a campanha vai até dia 30 de outubro.

5.. O texto 8 utiliza a linguagem verbal e a não verbal e o texto 9 utiliza somente a linguagem verbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...