Gabarito da Apostila da 1601
1. O eu do texto e todas as
pessoas que, como ele, têm esperança e fé
no futuro.
Texto 3 (Página 7)
1 . Quem conta é uma personagem
da história. Sabemos porque o texto começa com “Quando eu era menina...”
2.
Quando lemos “Quando eu era menina...”, ficamos sabendo que se trata de alguém
que já não é mais criança. Pode ser adolescente ou adulta.
3
- Ao invés de, ao contrário de.
4. Avó e neta estavam em casa,
em uma noite de tempestade. A menina sentia muito medo e começou a gritar.
5. Significa que o medo passou
assim que a neta foi convidada para ver o baú de segredos da avó.
6. Um dedal, um maiô e uma
caixinha de música.
7. Tecer a felicidade significa
construí-la, agir para que ela aconteça.
8. Ela queria lembrar que as
pessoas precisam tecer a felicidade.
9. Os sentimentos expressos no
texto são medo, raiva, pavor, ódio, curiosidade, alegria, espanto, superação do
medo. Sr.(a) responsável, se achar interessante, sugerimos uma conversa com a
criança sobre os sentimentos que empurramos “pra baixo do tapete” em nosso dia
a dia. Muitas vezes as crianças não conseguem lidar com isso e falar sobre isso
pode ser um alívio. Sobre sentimentos, a
animação Divertida Mente é uma opção
agradável de lazer para a família.
10. A avó expressou sua surpresa
ao descobrir que a neta imaginava que o maiô de antigamente era um vestidinho.
11. Sublinhar: “... viver é saber
perder o medo de tudo o que a gente nunca espera e nunca vai conseguir
controlar.”
12. Sublinhar “Nada como a
curiosidade para espantar o medo.”
Fato:
Na garagem, vovó o abriu.”
Texto 4 (Página 9)
1. Um galo procurava comida no
terreiro.
2. Ele encontrou uma
pérola.
3
a) Dirige-se à pérola.
b)
Professor(a), sugerimos que verifique o que seus(suas) alunos(as) sabem sobre a
profissão de joalheiro. Ele ficaria
feliz porque poderia fazer uma joia com
a pérola.
4. Ele ficaria muito feliz, pois
seria um alimento.
5. Professor(a), sugerimos que
aceite respostas como “Algumas coisas
podem não ter valor para algumas pessoas, mas ser preciosas para outras.” e “O
valor de todas as coisas é sempre relativo." Texto 5 (Página 10)
1.Que o texto a ser lido
apresenta uma situação moral entre o bem e o mal.
2. Artifício para capturar
animais.
3. “No tempo em que os animais
falavam” e “certo dia” são expressões que não especificam quando os fatos aconteceram.
4. Na floresta.
5. Lenhador, onça e lebre.
6. a) Nos parênteses, em “como
veremos”, ele inclui o leitor na sua reflexão.
b) O narrador usa os
parênteses para adiantar uma situação que vai acontecer na história.
7. a) Não seria o mesmo
efeito, porque suplicar é mais
intenso do que pedir.
b) “Lhe” refere-se ao lenhador, “a” refere-se à onça e
“dali”, à armadilha.
8. Ele imaginou que ela poderia
devorá-lo.
9. Ela jurou que jamais lhe faria mal, que lhe seria eternamente
agradecida. Professor(a), esta é uma boa oportunidade de compreender o sentido
de argumentar. 10. As reticências, aqui, criam suspense.
11. A interrogação seguida por
exclamação indica a surpresa do lenhador, e “bradar” sinaliza o tom de voz, alto,
do lenhador decepcionado.
12. Marcar no texto. É muito
importante para a leitura expressiva.
13. “O lenhador: - A onça foi
ingrata comigo, prometeu que não me faria mal, e agora quer me almoçar!
A onça:
- Ingratos são vocês, humanos, que estragam a floresta que lhes dá a
vida! Eu sou uma onça e preciso comer carne!” 14. A onça foi enganada, caiu na
mentira.
15. e – adição, Mas - oposição e
Se condição.
16. a) Fato. b) opinião c) opinião.
17. Devemos ser gratos a quem nos
ajuda, pagar o bem com o bem.
Texto 6 (Página 12)
1. A fada
madrinha ia fazer além do que Suriá havia pedido, faria muito melhor.
2. a) A
menina está muito animada pela possibilidade de
ser princesa e rainha.
b)
Indicam que ela está gritando.
c)
Significam as marcas da magia feita pela fada
madrinha.
3.A fada
madrinha precisava de uma bruxa e Suriá não queria ser uma. Ela só queria viver
personagens bonzinhos e bonitos. 4. Revela que as duas amigas tinham brigado e
ainda estavam “de mal”.
5.Ela chamou a amiga porque
não queria fazer o papel de bruxa e precisava de alguém para desempenhar esse
papel.
6. A artimanha da menina que,
para não fazer papel de bruxa, vai
tentar se reaproximar de Margô.
Texto 7
(Página 13)
1 .“Era uma vez” indica que
os fatos aconteceram em um tempo indeterminado.
2. Velha,
sem manutenção, caindo aos pedaços .
3.Tecelão vem de tecer, de onde também saiu tecido...
Tecelão é quem tece. É interessante, Professor(a), sugerimos apresentar aos(às)
alunos(as) algumas famílias de palavras, para que, entre outras coisas, eles
aprendam a inferir o sentido de palavras desconhecidas.
4.
Ela é muito especial.
5.
O rei levou-a e ameaçou seu pai, se ela não
fizesse o que ele inventou sobre a
filha.
6.
Porque ela não sabia transformar palha em ouro.
7.
Significa “bem rápido”, assim como é uma piscada
de olhos.
8.
Rapidamente, em pouco tempo.
9.
Refere-se ao cômodo cheio de palha para ela
transformar em ouro.
10. Um colar e
um anel, presentes da mãe da garota. Quando ela já não tinha nada mais para dar
ao duende, ele exigiu seu primeiro filho.
11. Naquele
mesmo dia em que o rei aumentou mais uma vez a sua fortuna.
12.Implorar
tem um peso maior do que apenas pedir.
A rainha estava desesperada.
13. As
reticências indicam que o duende estava pensando.
14. Ela teria
de adivinhar o nome do duende, para se livrar do acordo.
15. Ele riu cinicamente.
16. Que ele é
“um homenzinho muito feio.”
17. Ele havia
descoberto o nome do duende.
18. Ele foi lá
para verificar se a rainha havia conseguido descobrir o nome dele.
19. Rumpelstiltskin
ficou irritadíssimo com a descoberta da rainha, subiu gritando pelas paredes
e desapareceu pela janela. O rei, a
rainha e a princesa viveram felizes para sempre.
Textos 8 e 9 (Página 18)
1. Informar
sobre a vacinação de crianças e adolescentes.
2. Dirige-se
aos responsáveis por crianças e adolescentes de 1 a 15 anos.
3. Procurar
um posto de vacinação e levar a caderneta.
4. Não,
porque a campanha vai até dia 30 de outubro.
5.. O texto 8 utiliza a
linguagem verbal e a não verbal e o texto 9 utiliza somente a linguagem verbal.
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