segunda-feira, 31 de maio de 2021

LUTAS DO BRASIL/6° E 7° ANOS


 

No texto de hoje faremos um breve resumo sobre as LUTAS DE ORIGEM BRASILEIRA: 

Aipenkuit é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Paracatejê-gavião, do Pará, e dos Tapirapé e Xavante do Mato Grosso.

Faz parte do Jogos dos Povos Indígenas como parte da modalidade luta corporal que é praticada como modalidade de demonstração. 

Capoeira  é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira
da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. 

Esgrima crioula ou esgrima do facão, é um sistema de combate adaptado pelos gaúchos nos pampas brasileiros, uruguaios e argentinos.

Era utilizado principalmente na caça, para matar animais para comer. Mais tarde, foi utilizada para o combate, tanto a pé quanto montado a cavalo. Foi usada na Revolução Farroupilha e Revolução Federalista no Rio Grande do Sul e na independência. 

Huka-huka é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato-Grosso. O huka-huka é uma das modalidades de demonstração dos Jogos dos Povos Indígenas. 

Idjassú é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Karajá do Tocantins.

Se diferencia do huka-huka, principalmente devido aos atletas iniciarem a luta em pé, se agarrando pela cintura, até que um consiga derrubar o outro ao chão. O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave.

Faz parte do Jogos dos Povos Indígenas como parte da modalidade luta corporal que é praticada como modalidade de demonstração. 

Jiu Jitsu Brasileiro ou BJJ  é uma modalidade marcial, desenvolvida pela família Gracie, no início do século XX, que se tornou a forma mais difundida e praticada do "Jiu-jitsu" no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de artes marciais mistas (MMA), no UFC, na década de 1990. 

Karatê Machida é uma variação, uma escola, do estilo Shotokan-ryu de caratê. Foi criada pelo japonês Yoshizo Machida. 

Luta Marajoara ou Agarrada Marajoara é um tipo de combate corpo-corpo semelhante ao wrestling, praticado no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó, onde o objetivo do combate é projetar o corpo do oponente de costas ao chão e domina-lo. 

Maculelê é um tipode dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.

Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os a música em línguas africanas, indígenas e portuguesa. 

Seiwakai é um estilo de caratê criado em 1996 pelo Kancho Ademir da Costa, derivado do Kyokushin Trata-se de uma arte marcial brasileira moderna. O seiwakai é um estilo parecido, por ser 100% contato próximo do muay-thai embora tenha "kata", "dogueiko", "kihongueiko" entre outras técnicas que são próprias do caratê. O seiwakai é um estilo agressivo que tem como objetivo o nocaute. 

Tarracá é um estilo brasileiro de luta tradicional agarrada praticada nas regiões centro-norte do interior do Estado do Maranhão, nordeste do Brasil, mas precisamente na região do Pindaré e na baixada maranhense. Uma mistura de tradições indígenas, europeias e africanas, o Tarracá é muito popular entre peões negros, caboclos e cafusos, os tipos físicos mais comuns da região, que praticam o "atarracar", "atracar" ou tarracá nos currais ou nas margens dos rios após o dia de trabalho na fazenda, luta que consiste na tentativa de derrubar o adversário com as costas no chão. 

O vale-tudo é uma modalidade de luta com contato pleno em que os adversários nem sempre precisam seguir um único estilo de arte marcial. Por exemplo, um lutador de jiu-jitsu pode lutar contra um lutador de muay thai.

Essa modalidade foi muito difundida no Brasil, inicialmente pelos irmãos Gracie.

Referências:
Wikipedia (Artes Marciais Brasileiras)

https://youtu.be/tcAbxugCrZQ

Prof. Adriana Muniz/Ed. Física


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Ao povo do Sétimo Ano:  Olá, retornamos hoje às postagens de listas de exercícios no Classroom!  Vamos fazer algumas postagens por semana. ...