A gente ou nós?
Por trás da pergunta a gente ou nós existem alguns fatores que devem ser considerados. A questão deve ser analisada do ponto de vista gramatical e também do ponto de vista da Sociolinguística, ciência que estuda a relação entre a língua e a sociedade.
As duas expressões, a gente e nós, estão corretas, existem na língua portuguesa e são utilizadas com frequência pelos falantes. A palavra nós, como você já deve saber, é um pronome pessoal reto que indica ideia de grupo. A palavra gente é um substantivo que também pode desempenhar a função de locução pronominal e, ao exercer essa função na frase, adquire o mesmo valor semântico do nós. O que isso quer dizer? Quer dizer que as expressões a gente e nós são sinônimas. Veja um exemplo:
Nós fomos ao cinema.
A gente foi ao cinema.
Você deve ter percebido que o sentido não foi alterado quando substituímos o pronome pessoal reto pela locução pronominal, não é mesmo? O que mudou foi a conjugação verbal. O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela. Veja só:
Eu Tu Ele/ela Nós = fomos/brincamos/falamos Vós Eles/elas | Eu Tu Ele/ela = a gente foi/a gente brinca /a gente fala Nós Vós Eles/elas |
Muitos estudiosos da língua consideram a forma a gente incorreta, dizendo que o melhor mesmo é optar pelo pronome nós. Mas a verdade é que boa parte dos falantes prefere o a gente ao nós. Como sabemos que os falantes são os verdadeiros donos da língua, fica difícil controlar o uso da expressão, afirmar de maneira autoritária que está errado é impedir o povo de exercer o direito de escolher como falar. Esse é o ponto de vista da Sociolinguística. Se você ficar na dúvida sobre qual dos termos empregar no seu texto escrito (na oralidade, você é quem decide), principalmente se esse texto for do estilo não literário, opte pelo pronome pessoal nós, pois ele está de acordo com a norma culta da língua, enquanto o a gente é mais coloquial, podendo ser livremente adotado na fala.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br
Podcast - https://anchor.fm/roberta-christiane
Professora Roberta Christiane.
Língua Portuguesa.
Siga-me no Instagram! Nome de usuário: professorarobertachristiane
https://www.instagram.com/professorarobertachristiane?r=nametag
Nenhum comentário:
Postar um comentário