O Brasil já sediou a Copa América por cinco vezes, sendo a última em 2019. De acordo com o rodízio, o Brasil deveria ter sido sede da Copa América de 2015, mas com a organização da Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo Fifa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o país trocou a ordem com o Chile, que sediou o evento em 2015.
A edição de 2019 foi realizada entre os dias 14 de junho e 7 de julho, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os estádios selecionados foram Arena Corinthians, Arena do Grêmio, Arena Fonte Nova, Estádio do Maracanã, Estádio do Morumbi e Estádio Mineirão.
Participaram da Copa América 2019 as seguintes seleções: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Japão e Qatar.
Estádio do Maracanã recebeu a final da Copa América 2019.
Em 2021 a Copa América também será realizada no Brasil. Inicialmente, a competição continental seria disputada na Argentina e na Colômbia, mas, há poucas semanas do início da Copa, os países desistiram de receber as partidas. A Colômbia alegou o momento de instabilidade política no país, com vários protestos ocorrendo nas ruas. Já a Argentina sofre com o agravemento da pandemia de coronavírus.
A decisão de enviar a competição para o Brasil sofreu críticas da imprensa e de parte da população, pois no momento de realização do evento a pandemia não está controlada no país e também há protestos políticos contra o governo federal nas ruas.
Com as mudanças em consequência da pandemia, é a primeira vez que o Brasil é sede da competição por dois anos consecutivos. A Copa América 2021 será realizada entre os dias 13 de junho e 10 de julho. As cidades escolhidas como sede foram Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ).
FONTE: (Brasil Escola)
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-america.htm
Prof. Adriana Muniz/Ed. Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário