segunda-feira, 7 de junho de 2021

Importância da inferência para a interpretação textual - 8º ano - Professora Roberta Christiane

 








   O texto não se reduz à palavra, por isso é importante aprender a ler outras linguagens, não só a escrita.  Antigamente, aprendia-se a ler somente textos literários, não havendo a preocupação de como os textos não literários seriam lidos. Atualmente, busca-se formar cidadãos, portanto, a leitura ganhou novo significado.

   Ler é um exercício. Levantar hipóteses, analisar, comparar, relacionar são passos que auxiliam nessa tarefa. Entretanto, existe uma habilidade que merece destaque: a inferência. 

   Segundo Houaiss, inferir é: concluir pelo raciocínio, a partir de fatos, indícios; deduzir.

   Entretanto, na prática, como isso pode ajudar na interpretação? Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas.  Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações.

   Para facilitar o entendimento, vamos ao exemplo. Leia a tirinha abaixo:













Criada pelo cartunista Quino, Mafalda atravessa gerações com seus questionamentos

   Após uma leitura atenta de todos os quadrinhos, o que é possível concluir?  Perceberam a profundidade da pergunta? O objetivo da interpretação não é simplesmente descrever os fatos, mas acrescentar sentido a eles.

   Muitos estudantes param na superfície do texto. Por exemplo, na tirinha acima, muitos diriam: “Mafalda estava em sua casa, quando seu amigo chegou. Ela pediu que ele não fizesse barulho, porque tinha alguém doente. O amigo pensou que fosse um familiar, mas deparou-se com o mundo.” Qual sentido tem essa descrição? Nenhum, não é verdade?

   Então, para encontrar a essência do texto, é preciso partir dos fatos e procurar o sentido que eles querem estabelecer.

   O fato apresentado na tira é que o mundo está doente, por isso precisa de cuidados. Isso é possível? Literalmente, não. Entretanto, se usarmos a linguagem conotativa, é possível inferir, ou seja, interpretar, deduzir, que o objetivo da tira era chamar a atenção das pessoas para a “doença” do mundo. Em que aspectos? Os mais diversos: desigualdade social, fome, guerras, violência, poluição, preconceito, falta de amor etc. E agora, faz sentido? Então, só agora houve entendimento.

   É importante destacar que quando a área de atuação é a escola, falar de interpretação é falar de inferência, de conclusão, de dedução. Então, ao ler um texto, busque sempre sua essência.

(Por Mayra Pavan - Graduada em Letras)

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Professora Roberta Christiane.

Língua Portuguesa.

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