segunda-feira, 5 de abril de 2021

HISTÓRIA - 8º ANO - REVISÃO DO 7º - QUESTIONÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE FEV/MARÇO


 

1)  1)   “[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]”.

O texto descreve uma das causas, na Europa, da:

a.     formação do modo de produção asiático.

b.     consolidação do despotismo esclarecido.

c.     decadência do comércio que produziu a ruralização.

d.     crise que levou à desintegração do feudalismo.

e.     prosperidade que provocou o processo de industrialização.

 

 

2)  2)   A crise do feudalismo na Europa ocidental marcou o fim da Idade Média. Dentre as causas que são atribuídas à crise, não podemos incluir:

a.     A Guerra dos Cem Anos.

b.     A Jacquerie.

c.     A Revolução Industrial.

d.     A Peste Negra.

e.     A insalubridade das cidades.

 

3)    3) Analise as afirmativas abaixo sobre a crise do feudalismo:

I - Os camponeses responderam ao aumento das obrigações impostas pelos senhores com uma onda de violentos protestos que ocorreu ao longo do século XIV. As chamadas jacqueries foram uma série de revoltas camponesas que se desenvolveram em diferentes pontos da Europa.

II - No século XIV, a peste negra espalhou-se pela Europa, causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da população do continente. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.

III - A falta de mão de obra disponível decorrente da Peste Negra reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criaram novas obrigações para reforçar o vínculo dos camponeses com a terra.

Assinale as alternativas:

a.     somente se as afirmativas I e II estiverem incorretas.

b.     somente se as afirmativas I e III estiverem incorretas.

c.     somente se as afirmativas II e III estiverem incorretas.

d.     somente se todas as afirmativas estiverem corretas.

e.     somente se todas as afirmativas estiverem incorretas.

 

4)    Reino africano conhecido pela abundância de ouro

a)    Reino de Songhai

b)    Reino de Níger

c)     Reino de Gana

d)    Reino de Meni

5)    Entre as atividades praticadas pelo reino de Gana estão, exceto:

a)    Agricultura

b)    Artesanato

c)     Comércio

d)    Atividade industrial

e)    Exploração aurífera

 

6)   6)  Nas sociedades africanas, a história social, politica e religiosa era transmitida, em geral, por meio datradição oral. Nelas, havia os _______, homens que percorriam longas distâncias narrando os acontecimentos do passado.

 

a)    Narradores

b)    Griôs

c)     Maratonistas

d)    Sacerdotes

 

 

7) A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:

a) ao México;

b) ao Caribe;

c) ao litoral pacífico dos EUA;

d) ao Peru;

d) à Venezuela.

8) Podemos afirmar que os povos Incas, Maias e Astecas viviam em comunidade em que não havia qualquer tipo de hierarquia. Eram nômades e viviam da caça e da pesca até o momento em que se encontraram com os europeus. Essa afirmativa está:

 

(   ) certa

(   ) errada

 

9)  Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

d) a importância da experiência e da observação.

e) o princípio da autoridade e da tradição.

10) "O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento. 


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