segunda-feira, 5 de abril de 2021

HISTÓRIA - 9º ANO - REVISÃO PARA O 8º - QUESTIONÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE FEV/MARÇO


 
HISTÓRIA - 9º ANO - REVISÃO PARA O 8º - QUESTIONÁRIO SOBRE O CONTEÚDO DE FEV/MARÇO

Revisão da matéria do 1º Bimestre – parte 1

1) O Iluminismo ou Ilustração foi uma escola filosófica que criticava abertamente o poder absoluto dos reis. No entanto, os próprios iluministas propunham um novo sistema político que consistia:

a) Na limitação do poder real através da Constituição e das leis municipais.
 

b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, mas interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário.
 

c) Na criação de uma Assembleia de Notáveis em cada país cuja função seria fiscalizar o poder do rei e assim evitar abusos.
 

d) Na supressão da figura do monarca e sua substituição por uma democracia direta eleita por sufrágio universal.

 

2) Evelyn Beatrice Hall (1858-1956), biógrafa de Voltaire, resumiu o pensamento do escritor com a célebre frase “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.

A frase expressa um dos ideais do iluminismo como:

a) Liberdade de expressão
 

b) Divisão de poderes
 

c) Preponderância da ciência
 

d) Valor da educação

 

3) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

BOULOS Jr, p.421

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha
 

b) Holanda
 

c) Itália
 

d) Inglaterra
 

e) Espanha

 

4) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
 

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
 

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
 

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
 

e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

 

5) Em 1791, os colonos franceses quiseram contestar o jugo da metrópole, que se reservava o direito de monopólio sobre suas mercadorias. Os escravos também aproveitam para se sublevar e os “sang-melés” (literalmente, sangue misturado), reivindicam a cidadania francesa. Eles a obtém em 1792 e no ano seguinte, a escravidão é abolida.

Ribbe, Claude. L'indépendence d'Haïti. Consultado em 04.09.2020

Qual foi o episódio, ocorrido em agosto de 1791, que provocou tantas mudanças no Haiti?

a) A Queda da Bastilha, em Paris.
 

b) A coroação de Bonaparte como Imperador dos franceses.
 

c) A promulgação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
 

d) A morte do rei Luís XVI pela guilhotina.

 

6) "Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder."

(N. Bobbio, Dicionário de Política, editora UNB)

Assinale a alternativa que expressa as características do Período do Terror da França:

a) Qualquer pessoa suspeita de contrarrevolucionária poderia ser presa e até mesmo guilhotinada.
 

b) Apesar da atmosfera de medo decretada por Robespierre, as garantias constitucionais de julgamento foram mantidas.
 

c) A situação caótica entre os jacobinos e os girondinos fizeram que estes últimos decretassem o estado de Terror.
 

d) Os anos do terror não foram tão rigorosos: apenas a propaganda dos contrarrevolucionários que espalhou esta fama injustificada.

 

7) No Brasil, entre a revoltas que foram influenciadas pela Revolução Francesa podemos destacar:

a) Revolta de Beckman
 

b) Revolta dos Alfaiates (ou Conjuração Baiana)
 

c) Guerra dos Emboabas
 

d) Guerra de Canudos

 

8) A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada entre Grã-Bretanha e a França pela posse de territórios na América do Norte, foi um evento histórico importante para a Independência das Treze Colônias, em 1776, o que resultou na formação dos Estados Unidos da América. As alternativas abaixo apresentam consequências da guerra para a população das Treze Colônias e para sua independência. Qual delas está incorreta?

a) A vitória da França fez com que os franceses se aliassem aos americanos contra as tropas inglesas durante os conflitos que ocorreram após a Declaração da Independência, em 1776.

b) A participação dos colonos americanos na guerra, ao lado dos ingleses, deu a eles acesso a armas e munições, bem como experiência bélica que seria usada durante a guerra de independência.

c) Os custos da guerra levaram a Coroa inglesa a aumentar a cobrança de taxas sobre as Treze Colônias, gerando insatisfação com a administração britânica, transformando-se em um dos principais motivos para a independência.

d) Afastou a pressão que a França exercia sobre as Treze Colônias, já que com a derrota francesa, os ingleses anexaram o Canadá.

9) Leia abaixo o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

“Nós, os representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso plenário, tomando o Juiz supremo do mundo como testemunha da retidão de nossas intenções em nome e por delegação do bom povo destas Colônias, afirmamos e declaramos solenemente:
Que estas Colônias Unidas são, e devem ser de direito, Estados Independentes, que elas estão dispensadas de fidelidade à Coroa Britânica, e que todo o vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está, e deve ser, inteiramente desfeito.”

Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América. in: APTHEKER, Herbert. Uma nova história dos Estados Unidos: A Revolução Americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Essa Declaração Unânime representou a independência das colônias em relação à Coroa britânica e foi redigida:

a) durante a Festa do Chá de Boston, em 1773.

b) durante o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, em 1776.

c) durante o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774.

d) após o Tratado de Versalhes, que pôs fim à guerra de Independência, em 1783.

10) Sobre o processo de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que

 

a) as leis do Parlamento inglês, reforçando o controle comercial-tributário da metrópole, contribuíram para convencer os colonos da necessidade de separação.

b) a situação das colônias americanas tornou-se muito difícil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino inglês.

c) os colonos perceberam a inevitabilidade da independência logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.

d) as ideias liberais de John Locke inspiraram o pensamento de Jefferson e outros líderes, mas pouco influenciaram a Declaração da Independência.

e) os colonos encontraram no Iluminismo o suporte ideológico para defenderem a igualdade social e recusarem qualquer influência religiosa.


Bons estudos!!! 

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