Em um mundo cada vez mais mental e racional, onde a propriedade intelectual de um indivíduo predomina sobre o seu corpo, são poucas as pessoas que têm conhecimento do que é consciência corporal. Na realidade, grande parte delas olha para o físico somente nos momentos de dor ou doença ou quando não estão satisfeitas com a estética.
Se alguma coisa está errada com o organismo, sinais de alerta são enviados por meio de estímulos presentes nas terminações nervosas para que se tenha mais atenção à estrutura física. Por isso, quanto mais atento você estiver com a sua consciência corporal, mais fácil será identificar e evitar problemas e, assim, ter mais energia, saúde e qualidade de vida.
O nosso corpo não nasceu para ficar parado. Ao longo do crescimento, nós desenvolvemos os músculos e as articulações para realizar amplos movimentos e garantir força no dia a dia.
Dessa forma, quando ativamos o corpo por meio de exercícios, desenvolvemos a consciência corporal, capaz de transformar a qualidade de vida de qualquer pessoa.
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar.
Assim sendo, temos como exemplos de Ginásticas de Conscientização Corporal: a Ioga, o Pilates, o Tai chi chuan, Relaxamento, Meditação, Automassagem etc...
Link YouTube
https://youtu.be/4IiwFBXgrNY
https://youtu.be/4CYi0N_FeN0
Prof. Adriana Muniz/Ed. Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário