Copa América é um torneio de seleções de futebol da América do Sul filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Disputada há mais de 100 anos, a Copa América é a competição mais antiga do mundo entre seleções de futebol.
Em caráter de teste, a primeira edição da Copa América foi realizada em 1910, entre os dias 2 e 17 de julho. O torneio foi realizado na Argentina para comemorar o centenário da independência do país. Participaram dessa primeira edição o Chile, Uruguai e o Brasil, além do país-sede (Argentina). O primeiro campeão foi o Uruguai, após disputar com a Argentina o jogo final, no Estádio Presidente Perón.
A Conmebol só reconheceu o torneio como sendo oficial em 1916. Naquele ano, a competição foi promovida no Uruguai, e os anfitriões sagraram-se bicampeões, vencendo novamente a Argentina na final. O Brasil foi sede do torneio em 1919, quando se tornou campeão pela primeira vez. Os brasileiros venceram o Uruguai, por 1 a 0, na partida decisiva.
O ano de 1921 marcou a primeira participação do Paraguai, após ter se afiliado à Conmebol. Essa edição também foi a primeira vencida pela Argentina. Nos anos seguintes, o Uruguai dominou o torneio que, na época, era o maior campeonato de futebol do planeta, já que a Copa do Mundo ainda não existia.
Até 1967, o torneio era chamado de Campeonato Sul-Americano de Futebol, só em 1975, na 30ª edição, a competição passou a se chamar oficialmente Copa América. Além disso, a Conmebol também realizou mudanças no sistema de disputa. O sistema desse campeonato, que era de pontos corridos, passou a ter um formato semelhante ao da Copa do Mundo, com fase classificatória, seleções distribuídas em grupos e, em seguida, fases eliminatórias.
Em 2018, a Conmebol solicitou à Federação Internacional de Futebol (Fifa) mudanças na disputa da Copa América. Ficou definido pelas instituições que, a partir de 2020, o campeonato passará a seguir as datas da Eurocopa, ou seja, a Copa América será realizada a cada quatro anos.
Em suas primeiras edições, a Copa América foi realizada anualmente até 1929. Houve a exceção para 1918, pelo surto de gripe no Brasil, e 1928, pela disputa dos Jogos Olímpicos.
Depois da primeira Copa do Mundo, em 1930, houve divergências políticas entre Argentina e Uruguai, o que causou uma parada na competição. Só em 1935 foi possível disputar uma edição do evento, que foi oficialmente reintegrado ao calendário em 1939.
Durante os anos seguintes, a competição não foi jogada regularmente. Com isso, o torneio chegou a ficar oito anos sem ser realizado. A competição foi retomada em 1975, quando recebeu o nome de Copa América, mas, até então, o torneio não tinha local fixo e as partidas eram disputadas ao longo do ano em cada país. Nessa época, nove equipes participavam da fase de grupos com o campeão entrando nas semifinais.
Entre os anos de 1987 a 2001, a Copa América foi realizada a cada dois anos em rodízio pelos dez membros da confederação. O formato era constante, com a primeira rodada de grupos. Já a parte final variava entre um novo grupo final ou um sistema de eliminação única para decidir o vencedor.
Nos anos seguintes, até 2007, a competição passou a ser disputada a cada três anos. A partir de 2007, a periodicidade passou a ser a cada quatro anos, com exceção do centenário do torneio em 2016. Esse último ano também ficou registrado como a primeira vez que a Copa América foi realizada fora do continente sul-americano. O país-sede foi os Estados Unidos.
Atualmente, 12 equipes participam do torneio, sendo 10 delas filiadas à Conmebol e as outras duas como convidadas. O torneio é disputado em fase de grupos (quatro equipes divididas em três grupos). Classificam os três primeiros de cada grupo para as quartas de final. Depois são realizadas semifinais e final.
A partir de 1993, a Conmebol passou a contar com seleções de outras federações como convidadas na Copa América, principalmente, as equipes da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). Também houve a participação do Japão pela Confederação Asiática de Futebol (AFC).
Os primeiros convidados foram os Estados Unidos e o México. Já em 2016, na edição do centenário, foram convidadas seis seleções.
No total, até 2016, participaram da Copa América oito seleções de outros continentes.
FONTE: (Brasil Escola)
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-america.htm
Prof. Adriana Muniz/Ed. Física